Avançar para o conteúdo
Início » Notícias » Tratar a Gripe

Tratar a Gripe

Tratar a gripe

Quer tratar a gripe mas não sabe o que fazer? Neste artigo explicamos quais os melhores medicamentos e tratamentos caseiros para tratar a gripe e todos os sintomas: febre, dores no corpo, dor de garganta, nariz entupido e tosse.

Em geral, a gripe cura-se espontaneamente em 3 a 5 dias após o início dos sintomas. Em 7 dias estamos restabelecidos. Mas a tosse pode durar até 2 semanas.

Os medicamentos analgésicos, como o ibuprofeno ou o paracetamol, não aceleram o tratamento da gripe ou constipação, pois não eliminam o vírus, mas aliviam os sintomas como a febre e a dor no corpo.

Os medicamentos anti-histamínicos também podem dar algum alívio pois secam as secreções nasais e a frequência dos espirros.

Os antibióticos são totalmente inúteis e desaconselhados uma vez que combatem bactérias e a gripe é provocada por um vírus.

Medicamentos para tratar a gripe

Existem medicamentos específicos para tratar a gripe: os antigripais. Estes medicamentos contêm várias substâncias ativas que incluem anti-histamínicos, paracetamol ou ácido acetilsalicílico, vitamina C e cafeína. Em geral, podem ser comprados sem receita médica mas não são aconselhados a todas as pessoas. É preciso ter em atenção:

  • Por conterem vários princípios ativos podem aumentar o risco de efeitos adversos. É necessário saber se alguma das substâncias presentes é contra-indicada para o paciente;
  • Não devem ser tomados em conjunto com outros medicamentos que contenham as mesmas substâncias ativas para evitar o risco de sobredosagem;

A solução alternativa aos antigripais é tomar isoladamente os medicamentos adequados ao alívio de cada sintoma:

Febre e dores no corpo

Pode tomar analgésicos comuns como o paracetamol, o ibuprofeno ou o ácido acetilsalicílico. O ácido acetilsalicílico é desaconselhado a mulheres grávidas ou em gestação pois pode aumentar o risco de aborto ou provocar malformações congénitas no feto. Também no caso das crianças, é necessário apurar primeiro a tolerância a esta substância pois poderá provocar vómitos, confusão ou mesmo o coma.

Em todos os casos, deve tomar muitos líquidos para evitar a desidratação, usar roupa leve e repousar num ambiente com temperatura amena (cerca de 20º). Um banho com água tépida também pode ajudar a diminuir a febre.

Dor de garganta

As dores de garganta podem dever-se a várias causas como mudanças de temperatura, ar seco, febre dos fenos ou irritação devido à inalação de fumo, como o tabaco. Alguns anti-inflamatórios, como as pastilhas à base de benzidamina ou flurbiprofeno, podem mostrar-se eficazes na resolução deste problema.

Se as dores de garganta forem acompanhadas de dor ao engolir, gânglios inchados ou pus, podem também ser um sintoma típico de faringite ou amigdalite. Nestes casos deve consultar um médico pois poderá necessitar de tomar antibiótico.

Em todos os casos, para aliviar o sintoma, deve sempre tomar muitos líquidos de preferência através de uma infusão (chá), não muito quente para não irritar a garganta. O mel também é calmante e, embora não esteja provado que amenize a dor, pode ajudar a suavizar a garganta.

Nariz entupido

Pode recorrer a medicamentos descongestionantes como a oximetazolina, a xilometazolina e a fenilefrina, mas a utilização não deve ser prolongada (até 3 dias). Os sprays e as gotas nasais têm revelado efeitos mais imediatos, embora menos prolongados, e menos efeitos adversos do que os comprimidos.

Em todos os casos, o vapor de um banho quente, a limpeza com soro fisiológico ou água do mar esterilizada ou a ingestão de líquidos quentes (chá e sopa) podem ajudar no alívio da congestão nasal pois aceleram, temporariamente, o movimento do muco.

Tosse

Regra geral, a tosse é o sintoma que mais se prolonga podendo estar presente, em média, até 18 dias após o desaparecimento de todos os outros sintomas. Alguns medicamentos para a tosse, vendidos sem receita médica, podem ajudar a diminuir os sintomas ao secar o muco na garganta, eliminando o reflexo da tosse.

Deve ter especial atenção quando tosse que é acompanhada de secreções de cor amarelada ou verde, pois pode indicar a presença de microrganismos nos pulmões que têm de ser tratados com antibiótico. Nestes casos, deve consultar um médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *